Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Série atrativos de Bonito e região, parte 05

Hoje vou falar sobre o passeio no rio que já foi considerado terceiro lugar no ranking de água doce mais cristalina do mundo (não sei se ainda é nem como está o ranking): a flutuação no Rio Sucuri.

Localizada a aproximadamente 22km do centro de Bonito, a recepção do atrativo já é um passeio a parte. Com um "pequeno museu" - apenas artigos antigos - e fotos de quando foi cenário de uma novela global (que eu não saberia dizer qual), tem também uma sucuri gigante que permite tirar fotos com ela, porque ela é de madeira. Após o check-in, você pode dar uma volta pela recepção, pelo pomar aos fundos do restaurante (almoço opcional) ou relaxar na piscina enquanto aguarda o horário do passeio.

Dado o horário marcado, o guia chama o grupo e reúne todos numa casa lateral onde é entregue a roupa de neoprene e o calçado, bem como o colete salva-vidas, que é de uso obrigatório. Após todos estarem trocados e prontos, nos dirigimos de camionete até o início da trilha que nos levará ao nosso destino, o rio. Pelo caminho, passamos por várias nascentes que, infelizmente, são apenas para contemplação. Claro que isso é feito para preservar as nascentes, mas que dá vontade de entrar, dá!!

Vista de uma das nascentes. Na verdade neste local tem mais de uma. 

Outra nascente pelo caminho, com este tom de azul maravilhoso. Dá muita vontade de dar um pulo.

Ao chegar no rio, o guia passa rápidas instruções de como fazer para respirar com o equipamento e de como seguir o fluxo do rio flutuando, sem nadar. Também fala como fazer para não embaçar a máscara: é preciso molhar o rosto para diminuir a temperatura e cuspir nas duas lentes, esfregando a saliva por toda a lente, pois a saliva tem algum produto que não deixa embaçar. Depois disso, molhar a máscara para tirar o excesso de saliva.

Prontos para começar o passeio após uma leve ambientação com o equipamento, partimos. O Rio Sucuri tem uma correnteza razoavelmente forte, então a única coisa que precisamos fazer é deixar a água nos levar apreciando a vista e, ocasionalmente, voltar para o meio do rio, pois ela nos empurra pras margens. O guia, neste passeio, vai dentro do barco, que também pode ser usado por mamães e/ou papais com bebês, idosos e/ou qualquer pessoa que queira fazer o passeio mas não quer entrar na água por qualquer motivo que seja.

O guia do barco também serve como fotógrafo

Água maravilhosa de cristalina

Em termos de cristalinidade da água, este é o melhor passeio, porém não possui muita quantidade nem variedade de peixes e o entorno do rio é praticamente o mesmo durante todo o percurso, apenas em alguns momentos mudando a paisagem rapidamente. O passeio dura em torno de 1:30h no total. Sobre o nome... Eu fiz o passeio duas vezes (uma passeando e uma trabalhando como intérprete, falarei mais pra frente sobre esta etapa da minha vida) e não vi sucuri alguma. Pero que las hay, las hay.

Se você tiver disposição ou for acostumado com água e snorkel, aconselho fazer a flutuação do rio da prata, que relatei aqui (https://pedaladordehistorias.blogspot.com/2019/09/nada-e-definitivo.html?m=0). Se quiser algo mais rápido, seja para juntar a outro passeio, seja para descansar depois, aproveite o rio Sucuri que vale a pena.

Valeus!

Um comentário: