Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Parque estadual da Serra Azul

Post de hoje vai ter mais fotos do que texto. Pra quem não gosta muito de ler, é perfeito. Lembrando que as partes entre parênteses são comentários de hoje sobre o que eu escrevi no caderninho lá atrás.

07/09/2019: Sábado. A manhã foi de faxina. Depois do almoço, fui à Cachoeira da Usina com a Telma. Subimos um pouco da trilha (desta vez, para o lado certo), mas logo paramos e voltamos (fomos somente até uma pequena queda, acima da tal Cachoeira da Usina). Voltei, então, para assistir ao jogo do Brasil.

Início da trilha das cachoeiras


Vista da cidade no começo da trilha

Cerrado sobrevivendo à época seca sem incêndios


Pela época do ano, as cachoeiras com muito pouca água, por ser próximo do auge da seca

Banhistas na Cachoeira da Usina. Água geladérrima, do jeito que deve ser!!!


08/09/2019: Domingo. Dia foi puxado. Dei um descanso para a Frankenstina, muito por causa dos pneus que estavam bem carecas, e fui andar. Fiz toda a trilha das cachoeiras e segui andando até descer pela escadaria do "Cristo". Foram 11 cachoeiras e 3 corredeiras. O caminho todo, com as paradas para banho, durou umas 4h. Encontrei o chileno em uma das cachoeiras. (Em alguns pontos da trilha, existem "estações". Eu tirei foto das placas de informação sobre o tema principal da estação. A placa virá imediatamente antes da cachoeira a que se refere, mas, não necessariamente, a curiosidade será sobre a queda).

Primeira parada da trilha, logo acima da cachoeira da Usina.


A única cachoeira que sei o nome. Vista de cima da Cachoeira do Playmobil. Só não me pergunte o motivo de ser este o nome. De todas, é a que mais tinha água para nadar. Foi a mais gostosa

Cachoeira do Playmobil




Informações sobre o ponto da cachoeira abaixo

Vista de cima da cachoeira da foto seguinte


Vista pela trilha


Informações sobre a cachoeira da foto abaixo






Buriti, ao qual a placa informativa acima se refere




Poço onde são encontrados os peixes descritos acima


Chegando ao final da trilha, no mirante do Cristo, com esta visão espetacular. Infelizmente, não consegui chegar antes do sol baixar completamente

À esquerda, após o Rio Araguaia: cidade de Aragarças-GO. No centro, entre os rios Araguaia e Garças, a cidade de Pontal do Araguaia-MT. Abaixo, a cidade de Barra do Garças-MT

O "Cristo Redentor" de Barra do Garças

Barra do Garças, após o pôr-do-sol

09/09/2019: Segunda. Saí da casa onde estava hospedado. Fui até o corpo de bombeiros do centro tentar hospedagem, mas me mandaram para outro, na saída da cidade. Cheguei lá e recebi a notícia de que o tenente responsável só chegaria às 13h. Fui, então, almoçar e dar um tempo. Voltei ao quartel e conversei com o tenente, que autorizou minha estadia até dia 11 pela manhã. Eu poderia ter tentado encontrar o presidente do clube, mas seria quase impossível (segunda-feira normalmente é a folga dos clubes profissionais) e deixei para lá. Estava começando a me convencer a ir embora.

(Em algum dia destes que relatei aqui, que não lembro exatamente qual, eu ganhei um par de pneus novos, zerados, do dono da casa onde eu comi a peixada, que relatei alguns posts atrás. Estava precisando mesmo. Muito obrigado, Tairone).

Nenhum comentário:

Postar um comentário