Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Rodovia do Peixe

(Continuação do relato escrito em 08/09/2020): Segunda, 07. Minha parada seguinte foi no clube "Vale de Pedra". É um parque aquático, com piscinas de ondas, piscina adulta e infantil - apesar da adulta ter profundidade de mais ou menos 1,5m - e alguns toboáguas. Tem também alguns chalés mais próximos ao rio. Não tinha área de camping, mas o dono do local "permitiu" que eu acampasse num gramado ao lado da piscina. A entrada era R$40,00 e ele me cobrou R$50,00 para acampar, mesmo já tendo passado das 16h. Porém, já estava muito cansado e eu só queria mergulhar em alguma água que não fosse termal. Assim, acabei aceitando. Depois de mergulhar, ficar de molho por algum tempo na piscina, descer uma vez no toboágua - que, no final, respingou água na minha cara e não consegui enxergar nada -, isso tudo em, mais ou menos, meia hora, já estava entediado! Quando fui para a piscina de ondas, que eu nem sabia que tinha, ela foi desligada. Mesmo assim, fiquei lá, pois é a mais funda. Depois que saí e comecei a tomar uma cerveja, religaram as ondas. Aí eu deixei pra lá e nem voltei, só de raiva. Piscina é algo que não me atrai, principalmente se estiver cheia de gente e tocando música ruim.

Quando o pessoal foi indo embora, fui montar minha barraca. O dono, um pouco antes disso, tinha me avisado que a bomba d'água tinha quebrado e estava sem água no banheiro. Fiquei sem tomar banho e escovei os dentes com água da piscina. O cara do restaurante disse que não queria que eu ficasse ali sem comer nada e iria fazer um prato para mim, num valor legal. Trouxe um pratão com arroz, feijão, batata frita, farofa e dois pedações de peixe frito. Fazia tempo que não comia peixe, tava uma delícia! Este prato, normalmente, sai por R$25,00. Ele me cobrou R$20,00. Baita "preço legal" mesmo. hahaha. Mas, também, ele não tinha obrigação nenhuma de fazer e tava muito gostoso.

Terça, 08. Acordei cedo, fiquei enrolando um pouco e fui andar até o rio para conhecer e tirar fotos. O pessoal ali me falou que é perigoso nadar no rio, então nem me arrisquei. Se chama Rio Vermelho e, apesar de estar no cerrado, parecia um rio tipicamente pantaneiro; uma largura de uns 150-200m, água barrenta e muitos pássaros. Só faltavam as capivaras e os jacarés para ficar idêntico. Com exceção da vegetação, obviamente. Fui ao rio com meu kit "anti-mosquito", pois era necessário. Tirei algumas fotos e subi de volta, para levantar acampamento, mas me chamaram para conversar em uma mesa com algumas pessoas e acabei gastando alguns minutos ali. Principalmente depois que o assunto "maluco que viaja de bicicleta" acabou e eu não sabia como sair dali nos outros assuntos, até que chegou uma hora que eles mesmos levantaram para arrumar e limpar o parque. Saindo de lá, tinha 4 lugares para eu visitar, recomendados pelo Junião. Um estava fechado e os outros 3 eu simplesmente não encontrei. O jeito foi voltar para a cidade. O Junior deixou eu ficar mais alguns dias na casa dele. Acabei não conseguindo fazer nenhum passeio, só pedalar mesmo.

Casal de Araras-Canindé (Ara Ararauna)



Tachã (Chauna Torquata), ave símbolo do MT

Anu-branco (Guira Guira)

Garça-branca-pequena (Egretta Thula) voando sobre o Rio Vermelho

Jaçanã (Jacana Jacana)

Não tenho identificação de espécie

Trinca-ferro-gongá (Saltator Coerulescens)

O Rio Vermelho


Formação rochosa interessante próxima ao rio


Talha-mar (Rynchops Niger)




Sabiá-barranco (Turdus Leucomelas) tomando seu café da manhã

Chupim (Molothrus Bonariensis)

Canário-da-terra (Sicalis Flaveola)

Sanhaço-do-coqueiro (Thraupis Palmarum)


Não entendo de árvore, mas acredito ser um Ipê-amarelo na beira da estrada

Um comentário:

  1. Muito legal. Na mesa que te chamaram para conversar não rolou nenhum petisco? "maluco que viaja de bicicleta" kkkkkkkk

    ResponderExcluir