Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Série atrativos de Bonito e região, parte 03

Hoje vou falar sobre o segundo passeio de cachoeira, mas não necessariamente o segundo que eu visitei, porque não lembro a ordem, já falei isso no post anterior. Falarei hoje sobre a Estância Mimosa.

Quem vem acompanhando o blog, sabe que teve grandes enchentes e muita chuva na região de Bonito até uma semana antes de eu chegar na cidade, e isto ocasionou em vários danos aos atrativos. Decks e escadas foram levados pelos rios, árvores foram derrubadas e arrastadas pelas águas, ficando em posições que interferiam no curso do passeio (pra quem não sabe, não se pode mexer em árvore sem autorização de órgão responsável, nem mesmo depois de ela ter caído. Muito menos em alguns atrativos que são reservas de proteção permanente) e até algumas cachoeiras que deixaram de existir ou mudaram de lugar devido ao deslocamento/quebra de rochas e desvio natural do fluxo do rio, assoreamento de partes mais profundas, dentre outras alterações. Alguns atrativos tiveram alguns destes problemas, outros não foram afetados. A Estância Mimosa foi premiada com todos estes impactos. Uma cachoeira mudou de lugar, outra cachoeira precisou mudar de nome pois a formação rochosa foi descaracterizada, havia uma plataforma de salto em uma parte mais profunda do rio que ficou assoreada e com um tronco no local onde o salto era realizado, decks e escadas tiveram de ser refeitos... Enfim, o atrativo ficou fechado por quase dois meses para reforma e reestruturação de como o passeio seria feito.

Logo que reabriu, eu fui fazer o passeio, em um dos primeiros dias de reabertura. No receptivo existe uma lagoa onde o anfitrião Toni o recebe de braços abertos para um abraço, muito carinhoso que ele é. Fiquei aguardando por alguns minutos até meu grupo ser chamado para uma casinha um pouco acima do receptivo, onde foram passadas as instruções de segurança e informações sobre o passeio. Iniciamos o passeio indo de camionete até o início da trilha, que pode ser cansativa para pessoas que não estão tão em forma assim ou que possuem alguma restrição motora, pois tem alguns trechos com escadaria longa e subidas e descidas. Diferente do outro passeio de cachoeira que falei no outro post (na parte 01 desta série), a trilha é uma só. Vamos e voltamos pelo mesmo caminho. Do outro lado do rio, fica outro atrativo, o Parque das Cachoeiras. Das 6 cachoeiras existentes na Estância Mimosa, 3 são compartilhadas com o Parque. Então você pode escolher fazer apenas um dos dois se não quiser ver as mesmas cachoeiras duas vezes.

Uma das cachoeiras do passeio que mudou de lugar

Após caminharmos consideravelmente na trilha, chegamos até um ponto onde pegaríamos um barco para ir até a última e maior cachoeira do passeio. É uma remada bem gostosa, sem pressa e aproveitando da paisagem e da beleza da água.

Neste trecho, fomos de barco. Este tronco no meio do rio foi trazido pela água da chuva e da enchente

Ao chegarmos na última cachoeira, paramos para tomar banho. O guia nos levou até uma pedra que fica embaixo da água onde pudemos saltar, tomar massagem e descansar e nos mostrou também uma corda para podermos ir até o meio do rio onde a queda é mais alta e não há pedras para subir, apenas uma profundidade de aprox. 5m.

Esta é uma das cachoeiras compartilhadas

Pessoal do grupo (que entrou na água) na pedra que o guia nos levou

Na volta passamos por todas as outras cachoeiras, cada uma com sua beleza e característica.

Nesta cachoeira está a parte mais larga do rio e onde tem uma grutinha atrás da cachoeira que pode ser acessada passando pela água

Para tomar massagem, esta foi a melhor de todas

Uma quedinha d'água para curtir mais relaxadamente

O passeio todo (contando as paradas para banho e instruções do guia) dura em torno de 4h, mas é feito sem pressa e num ritmo leve de caminhada.  Na volta teve um almoço delicioso, que também contou com o doce de leite, aquele que eu falei alguns posts atrás, já que a Estância pertence ao mesmo dono do Rio da Prata. Novamente me deliciei com o doce de leite, que eu digo que é o diferencial do atrativo para os outros passeios de cachoeira. Cada um tem o seu - e vou falar deles cada um no seu post exclusivo -, sendo o da Estância o doce de leite. Claro que as cachoeiras são lindas, a água do rio Mimoso é deliciosa e clarinha com um tom esverdeado que dá um toque legal, mas o doce de leite só tem lá (e no rio da prata, mas lá não é cachoeira).