Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2019

Planos!!

Desde quando eu comecei a viajar algumas pessoas me falavam para divulgar de alguma forma. Sempre relutei bastante, e hoje explico porquê.

Quando voltei para SP de Ilhabela, comecei a planejar minha viagem. Procurando roteiros, destinos, rotas, caminhos, que seja. Eu havia acabado de cadastrar minha casa para receber hóspedes pelo airbnb, e já tinha uma reserva de dois dias com saída dia 02/03, então marquei minha viagem para iniciar dia 04/03/2018.  O plano inicial era viajar por 4 meses passando em todos os estados brasileiros, com exceção do RS. Como eu já conhecia SC, também não faria parte da viagem. Seria uma viagem curta e pessoal, para eu "me encontrar". Então, demorei para começar a compartilhar. Mas fazia um diário para mim mesmo.

Fiquei o mês de fevereiro inteiro planejando, organizando, pesquisando... O primeiro destino que eu pretendia gastar um pouco mais de tempo (talvez uma semana), era a Chapada dos Guimarães, no MT (1 ano e meio depois ainda não cheguei lá, mas estou perto). Então, comecei a pesquisar qual caminho iria fazer para chegar lá. Decidi, então, conhecer o MS, mas apenas como um meio para um fim. Uma passagem apenas. Escolhi Campo Grande e Bonito, os dois únicos roteiros do estado que haviam chegado ao meu conhecimento limitado de paulistano. Claro que sabia do Pantanal, mas não sabia como funcionava e não me aprofundei para saber.

Passei então a pesquisar como faria para chegar em Campo Grande. Poderia ir por MG-GO e poderia ir atravessando o estado de SP (por duas rotas diferentes), mas eu decidi descer para o PR e subir para o MS pelos seguintes motivos:
- nas minhas pesquisas, "descobri" o Parque Nacional de Ilha Grande. Este parque, na verdade, é formado por três ilhas localizadas no meio (dã) do Rio Paraná, que se estendem por 110km (acho que é isso). A ponta final da maior ilha, no ponto mais sul do parque, fica na cidade de Guaíra, divisa com o MS e fronteira com o Paraguai. E na minha inocência, acreditei ser uma área para visitação e turismo. Porque um parque nacional não seria?
- eu tenho um primo (primo da minha mãe, meu primo de segundo grau) que mora em Umuarama, cidade vizinha de Guaíra.

Estava então, montado o primeiro trecho da viagem. Chegada em Umuarama dia 05/03 pela manhã, ida para Guaíra dia 07 apenas para passar o dia e ir para Campo Grande de noite para chegar dia 08, quando eu já havia reservado um hostel. A jornada estava começando.

4 comentários: