Páginas

domingo, 22 de setembro de 2019

Série Atrativos de Bonito e região, parte 01

Ah, os planos... Planejei viajar por 4 meses pelo Brasil. Só em Bonito acabei ficando 5. Gostei bastante de trabalhar na agência. Conversei com gente do Brasil todo e de vários países. Holanda, que é o que mais envia turistas para lá, Alemanha (segundo lugar), França (que eu tenho uma história hilária sobre uma turista francesa, mas contarei mais para frente), Portugal, Itália, Espanha, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Índia, Japão, Suiça, EUA, Inglaterra, Bélgica, Bósnia (que também tenho uma história)... São os que me lembro no momento, mas acredito que faltaram países. Fora que o trabalho me possibilitava fazer os passeios. E é deles que vou começar a falar. Pretendo falar de todos que fiz, mas acho que nem todos eu terei fotos. Foram 5 passeios de cachoeiras, 4 flutuações, 5 balneários, 2 grutas, 1 boia Cross, 1 trilha de quadriciclo, 1 mergulho com cilindro, 1 descida de bote no rio, algumas idas ao Buraco das Araras e algumas idas ao Pantanal (6 fazendas no total, mas apenas uma enquanto ainda morava em Bonito). Isso se não estiver esquecendo de nenhum passeio. Lá tem muita coisa pra fazer!!!

Eu não lembro exatamente a ordem que fiz os passeios, e isso nem importa na verdade. O único passeio que me lembro a data foi a primeira ida ao Pantanal, mas fica para um post mais pra frente. Hoje eu vou falar sobre a minha ida à Nascente Azul.

Lá na Nascente Azul tem, além da flutuação, um balneário em lagoa (artificial) onde foi construída uma estrutura chamada "aqualoko", que são 6 pontes suspensas, cada uma com um nível de dificuldade, para se divertir a vontade, mergulho com cilindro na parte lateral da lagoa, uma piscina para crianças e uma estrutura de aventura com Quick jump (bungee jump pequeno), pêndulo humano, onde você fica suspenso por cordas sendo jogado de um lado para o outro como um pêndulo, e uma tirolesa, que é a maior do estado com 450m de descida livre. Quando você lê todas estas informações e vê as fotos, você não tem muita noção de como é realmente o local e nem qual a sensação que passa. Por isso que as agências conseguem cortesia nos passeios: é crucial que os agentes conheçam os atrativos para poder passar realmente como são os passeios e poder atender ao turista, pois cada pessoa tem um perfil e cada atrativo tem um perfil também.

Cheguei na Nascente Azul no meio da manhã, por volta das 10h. Fui para a piscina, mas não curti muito porque é bem rasa, para criança mesmo. Fui então para o balneário. Como falei, é uma lagoa, então não senti muita empolgação, mas dá pra se divertir nas pontes do aqualoko, que são um desafio realmente. Pior é quando vem umas crianças e passam correndo onde você tava se matando pra passar... Tem também uma tirolesa e uma plataforma de salto. Dá pra passar bem o tempo enquanto espera para fazer a flutuação.

Plataforma na lagoa. Dá para saltar dela e de uma outra um pouco mais alta

A piscina existente lá, com água da nascente

Algumas das pontes do aqualoko com os peixinhos na lagoa

Meu grupo da flutuação estava marcado para 11:30. Fomos então e, por coincidência, a guia da vez foi a Inês, a mesma que conheci nas cachoeiras da serra da Bodoquena. Nos juntamos no horário para ouvir as instruções e informações sobre o passeio e saímos. A nascente fica para cima de onde o balneário foi construído, é preciso fazer uma trilha para chegar, mas a trilha é bem curta e fácil. No caminho passamos por uma queda d'água linda em uma formação rochosa chamada "tufa calcária". É quando os materiais orgânicos vão se sedimentando ao longo da queda formando uma "escada" de calcário. Sempre que esta formação ocorre, a queda serve apenas de contemplação, pois a rocha calcária é muito frágil e muita gente pisando, andando e subindo com certeza irá quebrar as tufas.

Tufas calcárias no caminho. Um espetáculo de visão

Para a flutuação, o uso do colete salva-vidas é obrigatório, pois, a não ser pelo ponto inicial, a profundidade chega a ser de 70 centímetros, então, para garantir que as pessoas não afundem e não mexam muito o corpo, braços e pernas para não levantar sedimento e estragar a visão de quem vem atrás, o colete é obrigatório. Mas sempre tem aquele indivíduo que pisa no fundo, que bate braços e pernas...

A parte inicial da flutuação é mais livre. Com uma profundidade de 7m e bastante vegetação e pedras, é possível fazer apneia (mergulhar prendendo o ar), nadar, curtir, descansar no deck, voltar pra água, brincar e, claro, tirar fotos.

Visão da nascente de fora

Água maravilhosa

O bom das águas de nascente de Bonito e região, é que elas se mantém em uma temperatura média o ano todo, que fica entre 20-24°C, então, independente da temperatura que faz fora da água, a água estará nesta temperatura. Mas só as de nascente!!! Na nascente da  Nascente Azul, o pessoal do atrativo estendeu uma corda que sai do deck e vai até o fundo, onde você pode se puxar e se prender para tirar fotos e fazer graça. Também é possível olhar em uma fenda numa rocha ao fundo. Neste local tem grande quantidade de peixes pequenos.

Usando a corda para descer ao fundo

Esta é a parte principal do passeio. O restante do passeio, como falei, é bem raso, então não tem muitos peixes, apesar de conseguir encontrar alguns, é um percurso bem curto. É a menor flutuação em percurso e em duração, o que é ideal para crianças e pessoas que nunca flutuaram e tem receio. Assim como qualquer outro passeio de flutuação, não é necessário saber nadar, pois ninguém nada, apenas flutua-se.

Ao fim, voltamos e partimos atacar o almoço. Aliás, os almoços dos atrativos sempre valem a pena, pois sempre tem um buffet gigantesco para servir a vontade. Eu sempre engordo quando vou a Bonito.

No meio da tarde eu fui descer a tirolesa. Gostaria de fazer também o Quick jump e o pêndulo mas não foi possível, infelizmente. De lá de cima da plataforma eu senti um frio na barriga que deu um certo medo, mas depois que você senta na cadeirinha pra descer, é só curtir a paisagem. A vista de toda a região, passando no meio de árvores lindas. É muito gostosa a sensação do vento no rosto e a vista maravilhosa. Eu tinha um vídeo, mas acho que perdi pois não o achei, pena.

A estrutura da tirolesa, Quick jump e pêndulo humano ao fundo

Se você está com família, com crianças pequenas ou grandes, tanto faz, Nascente Azul é o lugar para ir. É a flutuação mais curta e a que aceita bebês, mas não sei informar ao certo a idade mínima, mas não deixa nada a desejar para as outras em termos de beleza, você ainda tem o balneário para curtir e passar o dia relaxando na piscina ou na lagoa e, se quiser aventura, tem também!!! É um passeio completo que vale a pena ser conhecido.

Ps: amanhã, segunda, eu vou começar um treinamento numa escola de inglês aqui na cidade onde estou para dar aula. Se tudo der certo, dia 03/10 começo as aulas com uma turma nova.