Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Planos mudam!

Meu tempo em Bonito estava acabando. Eu havia reservado o hostel por 4 diárias para, então, seguir em frente. A partir dali, eu não havia mais planejado nada, a não ser que queria chegar em Chapada dos Guimarães. Na minha cabeça, de quem não conhecia nada da região nem de como funcionavam as coisas, eu pensava em ir até Corumbá e subir o rio Paraná de barco cortando o Pantanal inteiro até o Mato Grosso, ou ir para a Bolívia, que haviam me indicado fortemente. Porém, só iria decidir ao chegar em Corumbá.

Ainda em Bonito, uma das pessoas que eu conheci no hostel, foi um carioca que já tinha sido guia no Pantanal e conhecia os bisus (paranauê/macete/manha) da região. Ele me falou uma coisa que me fez mudar totalmente os planos: "Quem trabalha em agência aqui em Bonito tem cortesia nos passeios. Você fala inglês, vai ser fácil arranjar emprego". Pronto! Não precisava de mais nada. Decidi então, ali, procurar emprego numa área que nunca havia trabalhado em nenhuma vida. Mas, pra isso, eu precisava sair do hostel para um lugar mais barato. Comecei a procurar um couchsurfing e achei um exatamente de uma menina que trabalhava no hostel, mas eu ainda não a havia visto. Neste dia, que seria meu último dia cheio na cidade, não fiz nenhum passeio para economizar um pouco, pois os passeios são um pouco caros, sim. Sai para passear na cidade com o pessoal do hostel. Fomos em lojinhas de lembrança, almoçamos e fomos ao mercado comprar ingredientes para caipirinha. De limão e de maracujá. Ficaram deliciosas. Assistimos ao jogo Manchester United x Sevilla pela Champions League, sendo que tinha um casal de ingleses e o cara era torcedor dos red devils. Foi hilário ver ele sofrendo com o fraquíssimo time inglês sendo eliminado em casa e pedindo, desesperadamente, por uma caipirinha após o término do jogo. No dia seguinte também tive "folga", mas foi porque fui conversar pessoalmente com a menina do couchsurfing. Ela tomou um susto, porque não usava havia algum tempo e não tinha me visto por ali ainda, mas aceitou e fui pra casa dela, à noite, quando saí do hostel, depois de assistirmos ao complemento da rodada da Champions League e combinar com o pessoal de fazer um último passeio, pois eles estavam indo embora. A Fernanda relutou bastante, pois havia marcado outro passeio, mas conseguimos convencê-la a ir conosco.

Eu, Euan e Vicky (os ingleses), Mayka (holandesa) e Fernanda

Eu e Fernanda no nosso bar improvisado

O passeio escolhido foi o das Cachoeiras da Serra da Bodoquena, que ficam na cidade de Bodoquena. 7:30 a van passaria para nos pegar. Esqueci de comprar coisa pro café da manhã, ja que não estava mais no hostel, e saí desesperado as 7h procurando alguma coisa pronta. Achei um lugar e pedi um pastel e um salgado. Paguei os dois e estava comendo o salgado enquanto o pastel era frito, quando vi uma van passando e achei que era a minha. Falei pro cara que não daria pra comer o pastel e já ia sair correndo, quando ele me levou de carona até lá. No final, não era a minha van e ainda fiquei esperando algum tempo por lá. Quando a van enfim chegou, desta vez eu fui o último e fomos embora. No caminho tivemos uma aula de história da região que foi ótima, mas não lembro de nada pra ser sincero.

Ao chegarmos, ficamos aguardando o horário do nosso grupo. Outra coisa IMPORTANTE: Todos os passeios em Bonito tem horário marcado para começar. Se você chegar depois, você perde o passeio, e os horários são cumpridos rigorosamente. Principalmente em alta temporada. Enquanto aguardávamos, tomamos cachaça de Guavira (fruta da região, que faz um suco e um sorvete deliciosos) e de cajazinho. Mesmo não gostando de cachaça pura, experimentei, mas não entendo como alguém consegue beber um negócio que parece álcool puro...

Fomos recebidos pelas belas Araras Canindé

E pelas Seriemas, as "patricinhas do cerrado", por parecerem usar maquiagem.

Chegou a hora do nosso grupo e nossa guia, Inês, nos chamou, acompanhada do avaliador Júnior, pois ela estava terminando o estágio para começar a guiar sozinha. Ela passou as instruções de segurança, sobre o passeio e os itens que poderiam ser usados, como papete (sandália anfíbia) e colete salva-vidas, que eram pegos ali mesmo. Após tudo isso, já iniciando a trilha, uma senhora pediu pra voltar para pegar o colete, fazendo todo mundo esperar ela voltar. Como dizia meu avô, "velho não deveria ter nascido". Porém, esquecemos disso pois o passeio era maravilhoso. Como havia chovido muito nos últimos meses e parado de chover fazia uma semana, o rio estava com muita água mas já havia "limpado", ou seja, não estava mais turva/barrenta. Passamos por 5 cachoeiras e uma corredeira, que foi a primeira parada.

Esta é a 3a cachoeira do passeio, que forma um L. Na ponta da curva, à direita, tem uma mini gruta atrás da queda d'água.

A segunda queda do passeio. Pequena, mas deliciosa pela massagem.

A 4a e mais alta de todas, além de contar com a parte mais larga do Rio Bertione durante o passeio.

Seguimos andando após esta cachoeira, até chegarmos ao "balneário" do passeio. Uma parte com uma pequena queda d'água, mas quase sem correnteza, onde tem uma tirolesa, boia, caiaque e pode-se nadar a vontade. Ficamos ali esperando por algum tempo até o grupo anterior voltar, pois nosso caminho nos levaria para a última cachoeira, mas desta vez pelo rio, remando em um bote. A cachoeira era pequena e cheia de pedras em baixo, por isso tomamos banho acima dela. Deu até para brincar saltando de um deck pro rio. Na volta para o balneário, tentamos "batizar" a Inês, jogando-a na água para comemorar o término do estágio, mas ela se jogou primeiro. Fomos então para o almoço, que estava muito bom também. Depois do almoço ainda voltamos ao balneário para brincar mais um pouco. Na volta, marcamos com a Inês e o Júnior de tomarmos cerveja, e ela pagou a primeira rodada em agradecimento.

Galera na Bonito Beer

Praça onde é o "centro" de Bonito com as Piraputangas, peixe símbolo da cidade por ser abundante na região.

Depois ainda fomos ao pub, mas estava completamente vazio e só tomamos mais algumas cervejas e fomos embora.